O que e um Clan?
Neste pequeno texto, que podemos chamar de um tutorial, porém, subjetivo, irei me referir à palavra “clan” como um grupo de pessoas unidas sobre o mesmo nome. Clans são utilizados como um meio padrão de organizar grupos de pessoas interessadas em tirar o maior proveito que o jogo pode oferecer, tanto dentro, como fora do mesmo. Clans são catalisadores que impulsionam jogadores a jogar, no caso de Day of Defeat Source, contra outros grupos de jogadores, sejam randômicos como vemos nos servidores públicos, sejam estes combates oficiais, mais conhecidos como confrontos.
Independentemente da maneira como olhamos para a palavra clan, o principal objetivo, deste, é criar uma comunidade. Entende-se o seguinte, caso um jogador esteja interessado em criar um clan; este, objetiva, criar uma comunidade (mais restrita) dentro de uma outra comunidade (mais ampla, sendo esta, o próprio ambiente do jogo).
A primeira coisa a se decidir quando se esta prestes a criar o seu próprio clan, é: que tipo de clan este será. Estaremos interessados apenas no jogo competitivo? Seremos apenas um grupo de jogadores casuais? Quem sabe ainda, uma mistura de ambas as bandas. Particularmente, se o seu clan está interessado no mundo competitivo, você, criador, estará mais interessado em jogadores com um amplo grau de habilidade, jogadores constantes. Ao contrário, se busca um grupo casual, estes em sua grande maioria, não levam o jogo tão a serio, nem, são tão freqüentes jogadores. Percebe-se, que, arriscar por um “mix” de ambos os estilos, geralmente é o mais saudável, e consequentemente abrange a grande maioria de jogadores, que buscam, acima de tudo, a diversão.
Depois de uma reflexão sobre que tipo de grupo de pessoas você vai querer abarcar em seu clan, estará na hora de começar o seu núcleo de jogadores. Um clan, não é nada com apenas um jogador, e a grande maioria do público não será atraída a ingressar em um clan de apenas um jogador.
Um erro comum, e relativamente amiudado ao se criar um clan é iniciar o recrutamento de novos membros de forma aleatória, em grande quantidade, e, principalmente, sem conhecê-los. Estes jogadores, apesar de providenciarem número, contingente ao clan, servirão apenas para emaranhar seu clan, e o tornar não atrativo a novos jogadores. Como convidar pessoas aleatoriamente, raramente é uma boa idéia, a melhor maneira de contornar este problema é, para este núcleo de jogadores, busque, antes de qualquer coisa, seus amigos. Esta é a melhor maneira, até porque, eles já te conhecem, provavelmente já se conhecemi, e, também, se dão bem.
Não sendo possível buscar seus amigos para ingressar no seu clan, seja porque estes não participam dos mesmos jogos que você, ou, já possuem outro clan, não se preocupe, Troque idéias com desconhecidos, passe a conhecê-los, tornem-se amigos e a partir daí, a estrutura para o clã, já se vê bem fundada.
Nomear o clan é muito importante, pois esta, será sua propaganda para os demais jogadores, por isso, evite os nomes clichês. Tente, ao máximo, ser criativo. Sugestão; marque com o seu núcleo de jogadores uma reunião, mesmo que informal, e nesta, focalizem a nomenclatura a ser dada ao seu grupo.
Após escolher um nome, ter seu núcleo de jogadores já definido, e principalmente ter delineado as metas do seu grupo, isto é, seremos competitivos, casuais ou uma mistura de ambos, finalmente, é possível dar início ao seu clã. E, para tirar o melhor proveito no Day of Defeat Source, temos esquadrões, líderes de esquadrões, diversos kits de armas, comandante e muitas outras diversidades, tente explorar o jogo ao máximo e suas características, pois assim, suas chances de ser um sucesso serão muito maiores.
Um dos grandes problemas enfrentados pelos diversos clãs que vemos em nossa comunidade, é a própria fundação que o clã utilizou para se manter. Organização interna, membros, políticas de recrutamento e o controle que cada membro possui dentro da estrutura do grupo, são fatores delicados que balanceiam a felicidade de cada um. Se nenhum membro, exceto aquele que criou o clã têm chance de decidir sobre o futuro do clã, e o restante está fadado a serem ordinários, no sentido de comum, estes, acharão que não possuem espaço para crescimento dentro da estrutura e, possivelmente acabarão por abandonar o grupo. Se a política de recrutamento for muito relaxada, o contingente vai ser muito grande, dificultando a troca de experiências interna e o próprio cultivo da comunicação. Já se esta, a política de recrutamento, for muito severa, membros novos tornar-se-ão figuras raras e quase míticas em seu clã.
Por isso, logo de início, é melhor, delinear sobre quais os métodos e critérios será utilizado para o recrutamento, como o poder da organização estará fluindo, e assim sucessivamente. Daí, a importância, de um código de condutas (regras). Tomar estes cuidados, planejar antecipadamente, podem, e vão, com certeza, evitar muitos problemas no futuro quando o seu clã estiver maior, por fim, evitarão importunos. Uma estrutura firme, capaz de assegurar todos, uma boa convivência, é o melhor passo a ser tomado, mesmo, que de início, seja altamente trabalhoso.
Estas regras podem ser poucas, no entanto, devem ser claras e concisas. Estas devem ser escolhidas de maneira atender da melhor maneira possível, a diversidade que existe em uma comunidade.
Uma boa idéia para um clã é a criação e custeamento de um website. Enquanto, ensinar como fazê-lo está além do intuito deste meu singelo thread, existe na internet, diversos tutoriais de como alcançar este objetivo. Basta, dizer, apenas, que um fórum é uma ferramenta indispensável, assim como: meio de comunicação com outros membros (MSN, ICQ, Xfire, etc.); um método de comunicação via voz, dentro e fora do jogo (Teamspeak, Ventrillo, etc.). Não sabe como adquirir estas ferramentas, basta procurar, ou em sites de busca, ou ainda, perguntar para a ampla comunidade de jogadores da qual você, é também, membro. Os intuitos destas ferramentas podem ser todos resumidos ao seguinte: elegância, e acima de tudo organização.
Já, chegando ao fim da minha mensagem, lembro a todos que a maneira mais importante para manter seu clan saudável é lembrar-se que é apenas um jogo. Às vezes, é comum encontrar jogadores, dentro da sua própria comunidade, estrita, clan, que querem causar problemas, que são difíceis de conversar, ou trabalhar com. Isso, infelizmente resulta em amigos tendo de escolher lados, e acabam por envolver muitas pessoas. Por experiência própria nós, e com isso me refiro ao clan do qual faço parte, sempre optamos pelo método mais trabalhoso, isto é aceitar as diferenças, mesmo que gritantes. E assim, tentamos chegar sempre a um consenso, mesmo, que à beira de um conflito no qual um clan inteiro pode ser desestruturado. Não optando por esta via, fica aqui o seguinte esclarecimento prático. Se for apenas uma “maça” podre, remove-la da árvore, pode ser a melhor solução.
Fora estes dramas ocasionais, um bom clan, consegue manter-se por si só. Uma vez que o processo tiver início, membros, recrutas, o passeio e a experiência serão bastante agradáveis. A melhor coisa que você pode fazer como líder de clan, é simplesmente, divertir-se e fazer novos amigos. Realmente, faz todo o trabalho valer a pena.
Adaptador do BF2 para o DOD
Fonte: Forum BF2
0 Responses to O que e um Clan?
Something to say?